Projeto de Zona azul apresentado em Casa amarela


Aconteceu na noite da quinta-feira 13 de outubro a reunião de apresentação do projeto de implantação da Zona Azul no entorno do mercado de Casa Amarela na Escola Dom Vital.
Participaram: Membros do ICASS; Representantes da CTTU Recife (Taciana Ferreira e engenheiro); Representantes do conselho dos moradores; dos caminhoneiros da área; dos motos taxistas; dos ciclistas usuários da área; moradores da região e usuários.

Foi apresentada a proposta inicial da implantação da Zona Azul no local. Os demais representantes presentes foram ouvidos e repassaram suas necessidades da área e entorno. Foram discutidas propostas que deverão ser realizadas pelos técnicos e repassadas para CTTU adequar ao projeto inicial, que contempla 68 vagas de estacionamento, praça de taxi e locais para carga e descarga de mercadorias.

Caminhões: O projeto apresentado pela CTTU não previa a existência de vagas destinadas para os veículos de porte maior já existentes no local e que fazem uso por longa permanência: caminhões de frete. Para ajuste da proposta de implantação apresentada deverá ser realizado um cadastro social para levantamento do quantitativo real desses veículos. Também será visto o modelo dos veículos para a utilização regular do local pra quem já faz uso como renda única. O cadastro será feito pelo Conselho dos Moradores e submetido a CTTU.

Uma proposta foi sugerida para a utilização da Rua Santa Isabel e será estudada a viabilidade de aplicação.

Moto-Taxi: Representante dos motos-taxistas que já trabalham na área solicita que vagas destinadas para motos sejam implantadas no projeto. A princípio deverá ser realizado um cadastro para levantamento do quantitativo real de motos que utilizam a área.

Bicicletas: Não existe criação de bicicletário para o local. Foi apresentada pelo ICASS por representantes da Ameciclo (Associação dos Ciclistas) a necessidade do equipamento urbano. Na ocasião foi repassada às informações do grande número de ciclistas que transitam no local a partir de estudo da Ameciclo. A CTTU ficou de estudar o local onde disponibilizar um bicicletário. O ICASS insistiu que precisa ser em área de boa visibilidade para estimular o uso de bicicletas pelos moradores.

✔Outros assuntos abordados:

Estacionamento na Rua Casa Amarela proibido dos dois lados da via: sugestão feita pelos moradores para a liberação de um dos lados para estacionar.

Abordado a atual situação da Rua Sempre Viva, Rua Rio Sul e Rua Santa Isabel (vias de mão dupla pra veículos e com trechos estreitos).

Todos os pontos abordados serão repassados para o secretário Braga e representante da CTTU para as possíveis adequações no projeto. Será agendada reunião de retorno para a proposta final e a prefeitura ficou de manter um canal direto com o ICASS e comunidade para para tratar desse e de outros assuntos.Para Vandson Holanda, presidente do ICASS, essa reunião foi muito positiva.

Com informações do ICASS - Instituto Casa Amarela Saudável e sustentável

Comentários