Pneu não serve para reutilização

Mara de Souza Cabral, autora do estudo "Reciclagem de granulados de pneus inservíveis em pavimentos de playgrounds: estudos de caso de avaliação de riscos à saúde humana e ao meio ambiente". E a opinião dela é que NÃO É PARA USAR MESMO os pneus nas hortas. Olha só:

Existe uma lista enorme de substâncias tóxicas contidas nos pneus e que migram para o meio ambiente, mostro também que a indústria pneumática tem um prazo para substituir algumas dessas substâncias de suas fórmulas. Este cuidado com a química verde dos pneus foi em função da proteção do meio ambiente, imagina se fosse considerado o consumo humano, o cenário de exposição para horta em vaso de pneus seria preocupante!

O pneu tem uma lista enorme de produtos perigosos sem falar em pneu usado que ainda por cima carrega impurezas das estradas. O melhor destino para o pneu é a incineração. Devido ao seu alto poder calorífico (27 milhões de BTUs por tonelada), o pneu pode ser usado como combustível em fornos de clínquer nas indústrias cimenteiras. Uma tonelada de pneu equivale a uma tonelada de carvão de boa qualidade ou 0,7 toneladas de petróleo.

Ou seja, a Mara indica que a destinação final do pneu é um caso a ser resolvido pelo fabricante e pelas indústrias e não pelas pessoas comuns como nós. Muito menos nas hortas. E essa moda de usa pneu em parquinho também não é adequada segundo ela. 

Comentários