Da capital federal: análise das eleições

Foto do perfil de Jeziel CarvalhoO jornalista Jeziel Carvalho analisa a resposta do povo nas urnas.
O recado das urnas foi claro: Fora, PT!
O partido, que teve 630 prefeituras em 2012, conseguiu agora apenas 256. De terceiro lugar no ranking, passou para décimo.
No Nordeste e no ABC paulista, que são redutos petistas conhecidos, a decepção foi grande.

Nas capitais nordestinas o PT conseguiu apenas um segundo turno em Recife com João Paulo, mas o candidato teve percentual de votos bem inferior ao concorrente (23 contra 49 por cento).
No ABC o PSDB ganhou força, levando São Caetano em primeiro turno e mantendo a disputa em segundo em São Bernardo e Santo André. Neste último, teremos segundo turno entre PSDB e PT, que obtiveram respectivamente 35,9 e 20,3 por cento.

Ainda vai se falar e analisar muito o resultado das eleições de ontem mas a impressão de momento é que a onda do impeachment se traduziu nos resultados.
O PT pode continuar gritando a tese do Gópi o quanto quiser. Se sobrava alguma dúvida, os eleitores, à sua maneira, deram um jeito de legitimar o impeachment.

Surpresas entre os vereadores recifenses que não conseguiram chegar à Casa de José Mariano, alguns deles meus colegas de plenário e "buraco frio" nos anos 2000.
Romildo Gomes, Vicente André Gomes e Cleurinaldo Lima não chegaram.

Pegos pela maré anti-PT, ficaram pelo meio do caminho: João da Costa (prefeito da cidade até um dia desses) e Henrique Leite. Também não lograram êxito Luis Eustáquio e Jurandir Liberal.
Eu estava torcendo pela volta do meu amigo Elias Francisco mas a verdade é que o voto de vereador é o mais pulverizado e difícil de conquistar.

Palavra de quem já foi candidato.

Jeziel Carvalho faz comentários na Maranata FM e faz parte da Rádio Senado

Comentários