Uma década de saudade



Resultado de imagem para paulo marquesDono de um carisma inconfundível e um sorriso largo, o radialista e jornalista Paulo Marques, há exatos dez anos perdia a luta contra um câncer, aos 58 anos, no Hospital Memorial São José, onde estava internado por cerca de 1 ano, depois de cirurgia para retirada de um tumor na cabeça, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. A notícia que comoveu seus milhares de fãs, na manhã do dia 14 de setembro de 2006, calava a voz que alcançou projeção pública por sua postura contundente em defesa da população nos seus programas no Rádio, na TV, e na Folha de Pernambuco, assinando uma coluna com notícias da cidade.


Natural de Carpina, onde começou a se familiarizar com os microfones, já aos 18 anos, nos serviços de alto falantes de parques de diversão. Daí seguiu para a Rádio Planalto, em Carpina, quando já enveredou por uma linha crítica e em defesa dos mais pobres, fazendo também um trabalho de filantropia, distribuindo muletas e cadeiras de rodas. Esse estilo foi fundamental para sua entrada no mundo político, se elegendo vereador por Carpina, pela PDS, em 1976. A partir daí ele sempre uniu a comunicação com a vida pública. Já em 77 foi contratado, para o cast da Rádio Clube de Pernambuco-PRA8, pela então diretora de programação Rosa Maria, tendo Ivan Lima, na superintendência daquela emissora dos Diários Associados.

Paulo Marques, que nunca deixou sua linha social no Rádio, teve como uma forte marca do seu trabalho, o programa Cidade Aflita, que apresentou por cerca de 8 anos, sempre alcançando o primeiro lugar de audiência no Estado. No final da década de 70 ele entrada para a TV, assumindo um programa na extinta TV Tupy. Já no início dos anos 80, migrou para a TV Jornal do Commercio. O jornalista Paulo Marques nunca deixou de lado a vida pública: em 82 se elegia Deputado Estadual e em 87 conquistar uma cadeira na Câmara Federal. O comunicador passou ainda pela TV Pernambuco e TV Guararapes. Em 1997 recebia convite do admirador e empresário Eduardo de Queiróz Monteiro para fazer parte do quadro de jornalistas do Jornal Folha de Pernambuco, que estava inaugurando. Paulo Marques, que já atuava, mais uma vez na rádio Clube, na gestão do grupo EQM, foi um dos idealizadores também, da Rádio Folha FM.

Paulo Marques deixou três filhos: Allana, do primeiro casamento, e João Paulo e Paulo Marques Filho, do segundo casamento, com funcionária pública Márcia Holanda, com quem viveu cerca de 18 anos, até sua morte. Para o Irmão Hildebrando Marques, mestre de cerimonia da Assembleia Legislativa de Pernambuco, “o legado de Paulo foi de honradez para a família, os filhos e os amigos, pela postura de bom caráter que sempre foi, além de um excelente comunicador. Um homem de bem”. Concluiu.

do folhape.com.br

Comentários