Evite estes 7 erros ao votar

 Durante as eleições é comum o eleitor dizer que todo político é igual. O descontentamento com a cena política nacional é geral, mas o que nós estamos fazendo para mudar essa situação?

Muitos políticos envolvidos em casos de corrupção, em casos de racismo, machismo ou homofobia, por exemplo, foram eleitos com os votos e milhares de brasileiros.

Sendo assim, não adianta querer tirar o corpo fora, nós também temos a nossa fatia de responsabilidade. E temos a responsa de lutar para que o país caminhe para frente, que respeite os direitos e as diferenças de cada um.

E o voto é uma das formas de lutar pelo Brasil que queremos. Com isso, antes de escolher o seu voto para as Eleições Municipais 2016 confira uma lista com alguns vacilos que precisam ser evitados.

1- Votar no mais simpático - Pode ter a fala mansa, ser sorridente, esbanjar simpatia, mas você conhece o seu histórico político?

2- Votar em quem aparece na frente nas pesquisas eleitorais - Quantas vezes você participou de uma pesquisa eleitoral? Não se deixe guiar pelas pesquisas, escolha o candidato/candidata de acordo com suas ideias e propostas.

3- Votar em alguém sem embasamento - Só porque moram no mesmo bairro, ou porque seguem a mesma religião, ou porque torcem pelo mesmo time, por exemplo, é votar sem ter um critério firme.

4- Votar por votar - São personagens, que são chamativos, apenas como forma de “protestar” pode não ser uma boa escolha. Afinal, política é coisa séria, não dá para brincar com o futuro da sua cidade.

5- Votar sem pesquisar - Escolher um candidato/candidata sem antes pesquisar sua trajetória, sem conhecer seu programa de governo é se arriscar sem necessidade.

6- Votar no candidato e esquecer-se do partido - Um candidato/candidata faz parte de um partido, ou seja, defende e representa a ideologia de um determinado partido. Conheça o novo ditado: Diga-me com quem tu andas que eu te direi se voto em você. Pesquise a história do partido do seu candidato/candidata, confira se há afinidades com as suas opiniões e desejos.

7- Trocar o voto por favores ou por presentes é uma furada! O voto NÃO tem preço, ele tem valor. O voto é pessoal e pode ajudar a fazer da sua cidade um lugar melhor.

Por Paula Farias
do Blog na responsa

Comentários