Sem cobrador, resolve?


Pode parecer incrível, pra não chamar de absurdo. O Grande Recife Consórcio de Transportes vai fazer um teste: A linha 901-TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, que deixará de ter cobradores por uma semana. A medida valerá a partir do dia 11 de julho. Tudo isso para tentar evitar a ação de assaltantes. 

A ação tem sido divergente em vários setores. Para o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio: “O motorista vai fi­­­car sozinho, tendo que observar se ninguém pula a catraca. Ele e os usuários vão ficar muito mais vulneráveis.” Frederico Haeckel, da Antuerf-PE, associação que representa usuários, defende uma medida intermediária. “O pagamento em dinheiro não evita assaltos. A prova é o BRT, que não tem pagamento dentro do ônibus e é muito assaltado."

Para o promotor de Transporte da Capital, Humberto Graça, o teste de novas estratégias é bem-vin­­do. “Só após colocada em prática é que poderemos saber se funciona”. O professor Jorge Zaverucha, da UFPE, concorda, mas destaca a necessidade de avançar em outras medidas. “É preciso fazer o criminoso sentir dificuldade em realizar seu intento, e isso se faz investindo em câmeras, fazendo abordagens em pontos aleatórios, e não em locais em que já se sabe que a polícia pode estar”.

Em outras capitais do Nordeste, ações policiais apresentam êxito na redução das investidas. Tem especialista melhor para falar em assalto do que as vítimas?, questiona Rildo Alves. Falar de violência é uma coisa. Vivenciá-la é outra coisa. Esses abnegados diretores do Consórcio, infelizmente não entendem nada, Pelo visto. A imprensa já deveria saber que o estado de Pernambuco não tem efetivo policial para atender a população. Rômulo Silva diz: "Vejam só, eu pego ônibus todos os dias. Há muito tempo não vejo uma blitz dentro dos coletivos como existiam antigamente. A presença da polícia é muito importante para inibir os marginais."

Alves Nascimento mostra que os "vagabundos" estão atrás dos celulares e dinheiro dos passageiros! Essa medida de dispensar cobradores não resolve e só aumenta o desemprego neste estado desgovernado. Uma sugestão simples é ver o andamento da linha 2490 TI Camaragibe/ TI Macaxeira, que está rodando no sistema BRT sem cobrador.

Comentários