Cuidado com a sua bike!

A produtora Anna Andrade postou uma denúncia de algo que aconteceu na tarde do dia 18. Dois veículos, a kombi que aparece na foto, de placa PGL 2413, com adesivo da Prefeitura do Recife e SEMOC - Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e mais uma caminhonete com caçamba, pararam no começo da Av. Conde da Boa Vista (esquina da parte de trás do Cinema São Luíz com beco do fotógrafo), "cortaram" o cadeado da bicicleta de Adalberto Oliveira sem nenhuma explicação, e colocaram a bicicleta na caçamba da caminhonete, junto com algumas outras que já estavam lá.

Adalberto estava dentro de uma lanchonete e na hora que percebeu que a bike não estava mais presa ao poste se aproximou as pressas achando que tinha sido roubado, quando se deparou com a cena. Ele se dirigiu aos homens que estavam fazendo a "operação" para perguntar o que estava acontecendo e qual o motivo de levarem a bicicleta dele e as demais, mas os senhores nada responderam. Ele então tirou a bicicleta da caminhonete "na tora" e tentou argumentar com os homens, mas não adiantou, pois as pessoas começaram a chegar perto, filmar e tirar fotos, e os homens entraram nos carros e se retiraram do local.

Foi feito um BO e pedidos os esclarecimentos. Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informou que não há operação voltada para a apreensão de bicicletas. "Nesse caso específico, uma bicicleta foi apreendida por fiscais responsáveis pela desobstrução das calçadas e o equipamento já foi devolvido ao proprietário". A assessoria de imprensa do órgão disse desconhecer a existência de outras apreensões de bikes.

Ao nosso ver, a Prefeitura do Recife, através da SEMOC, tentou furtar nossa bike e as outras, e exigimos explicações. Soubemos que casos semelhantes aconteceram com outras pessoas. Leonardo Cisneiros diz que escutou um outro relato, na Sete de Setembro, de uma militante do comércio informal. Disse que tinham passado com um alicate cortando cadeado de bicicleta por lá. Já, Eva Jofilsan passando no ônibus na hora e viu a cena. A forma como eles saíram fugindo do local mostrou que a atitude era ilegal. Na sequência um garoto entrou no meu ônibus dizendo que todo material de trabalho (água e pipoca) tinha sido levado pelos agentes na Joana Bezerra. O relato teve 534 compartilhamentos. 

Comentários