Cuidado com Casarão é exemplo positivo

O bairro da Várzea recebeu recentemente um mutirão, realizado pelos moradores, para limpeza e ocupação do casarão histórico que ficou conhecido como Casarão da Várzea. O imóvel da década de 50 abrigou o Hospital Odontológico Magitot, primeiro do género na América do Sul, e faz parte da memória arquitetônica da cidade.

Apesar da riqueza cultural, o casarão está abandonado há mais de 40 anos pela Prefeitura do Recife, atual proprietária. No ano passado, a PCR prometeu construir um mercado público no local, mas até o momento nenhuma providência começou a ser tomada.

Com o intuito de pressionar as autoridades a iniciar a ação, um grupo de ativistas criou, em janeiro deste ano, o coletivo Salve o Casarão da Várzea. A princípio, a proposta do mutirão era começar do zero, mas a visita da prefeitura, na semana passada, deu início ao trabalho de retirada de entulhos. De qualquer forma, ainda resta muito a ser feito.

Nossa opinião - Um grande exemplo de cidadania acontece quando a população acaba pressionando as autoridades de forma inteligente. Esse cuidado com o casarão é positivo, quando a sociedade não precisa da atitude grotesca de fechar uma via com pneus queimados ou interdições, que acabam deixando as outras pessoas ainda mais revoltadas.

Internauta: Wellington Wellington · Recife (texto publicado originalmente)
Meu Deus que situação onde vemos os descaso, onde vemos a luta do povo que quer fazer o melhor e os ÓRGÃOS PÚBLICOS Não agerm como deveria agir a falta de PATRIOTIMSO onde vemos o DESCASO e quando a POPULAÇÃO SOLICITAM, CLAMAM E RECLAMAM muitos se acham encomodados e querem agir com violências.

Com informações e imagem da Folha de PE

Comentários