Bondes: incríveis meios de transporte para a época


Se os BRT's chegaram como novidade na Copa do mundo. Imagine há muitos anos, quando chegaram os bondes. Existiam os movidos a vapor, tração animal e energia elétrica. A zona norte do Recife também foi beneficiada com esse meio de transporte. O texto a seguir foi resultado de uma pesquisa encontrada na internet.

Em 5 de janeiro de 1867 foram inaugurados os trilhos urbanos do Recife a Dois Irmãos. 
O trecho inicial partia da rua Formosa, começo da atual Conde da Boa Vista. A maxambomba era uma pequena locomotiva em que os maquinistas trabalhavam numa cabine sem coberta. A máquina puxava três vagões de dois andares. combitola de 1.219 mm (4 pés), sendo nesse ano estendida ao bairro Dois Irmãos e em 24/6/1870 a Caxangá. Um ramal para Arraial (Casa Amarela) começou a funcionar em 24/12/1871.

Recife foi a segunda cidade brasileira (depois do Rio de Janeiro) a operar bondes a vapor, podendo ter sido a primeira no mundo a operar locomotivas a vapor construídas especialmente para rodar nas ruas. Os bondes a vapor para Dois Irmãos e Arraial foram substituídos por linhas elétricas em 1917 e o último deles rodou no Recife, até o Beberibe, em 1922.

Em 15/6/1960, a nova Companhia de Transportes Urbanos inaugurou o sistema de trólebus, que chegou a operar em nove rotas em 1980. Novas rotas de trólebus foram abertas em 1982. O serviço ferroviário suburbano, com locomotivas a diesel da Estação Central até Jabotão (20 km) e da Estação Cinco Pontas até Cabo (30 km) começou a ser eletrificado, operando como metrô interurbano a partir de 9/3/1985.

Com informações de Allen Morrison

Comentários