Em 2015, metrô coletou 50 toneladas de lixo


De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec), foram recolhidas 50 toneladas de lixo no ano passado no sistema que atende a região metropolitana do Recife (RMR), gerando um gasto de R$ 8 milhões que poderiam ser aplicados na compra de novas escadas rolantes, elevadores e até mesmo um novo trem, que custa, em média, R$ 9 milhões.

Segundo a CBTU, os trens são limpos a cada viagem - diariamente, são realizadas em torno de 570 viagens. Já as estações são limpas todos os dias, enquanto as vias recebem limpeza semanal.

Os materiais mais recolhidos foram, entre outros, garrafas pet, sacos de pipoca e caixas deixadas por ambulantes. Porém, muitos usuários não se dão conta que jogar produtos em locais inadequados pode atrapalhar o funcionamento dos trens.

Para conscientizar a população, a CBTU utiliza avisos sonoros nas estações e trens, falando sobre a importância de jogar o lixo no lugar adequado. Atualmente, cada estação possui entre oito e dez lixeiras. Além disso, as estações contam com sinalizações.

Informações e imagem: Jornal destak

Comentários