Reclamações


De janeiro deste ano até o início de novembro, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) registrou 9.479 reclamações. O maior número de ligações foi em relação ao não cumprimento do quadro de horário, com 3.066. Em seguida vem queima de parada com 1.852 registros e depois falta de urbanidade (desrespeito de motoristas e cobradores com os passageiros) com 1.159 registros

Em 2014, o CAC recebeu 11.421 reclamações. Para o Consórico, o passageiro do transporte público que tiver alguma queixa deve ligar. É essencial informar nome e número da linha, nome da empresa operadora, data, hora, local e sentido da viagem.

"Em Jaboatão, a gente espera 20 minutos e depois os ônibus vêm todos de uma vez", disse Nelson Ribeiro, de 28 anos. Já Mariana Faria, de 21 anos, acredita que as denúncias não resolvem. "Muitas vezes os motoristas queimam a parada, mas nunca telefonei".

Por telefone, a assessoria do Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana-PE) disse que atrasos nas viagens ocorrem devido ao aumento dos engarrafamentos e, por isso, incentiva a implantação de corredores exclusivos.

A assessoria disse ainda que, ao longo do ano, as empresas investem em campanhas e capacitações dos funcionários visando melhorar o atendimento ao usuário.

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