Editorial: França X Nossa realidade


Em meio aos problemas que assolam o mundo todo, é preciso abrir os olhos e atentar para algumas questões importantes.

Estamos testemunhando pela imprensa dois fatos que os nossos meios de comunicação querem focar de forma diferenciada. Primeiro: o atentado na França, onde "Uma série de ataques reivindicados pelo Estado Islâmico deixou dezenas de mortos e centenas de feridos em Paris na noite de 13 de novembro. " As emissoras de TV fizeram cobertura exaustiva deste caso em suas programações. 

Segundo, apenas em breves reportagens: "Rompimento da barragem em Mariana, MG. A mineradora Samarco - controlada pela Vale e pela BHP - foi multada. Mas até agora, não se sabe o que provocou o acidente. enquanto isso, várias famílias continuam desabrigadas. A enxurrada de lama passou por 35 municípios mineiros e só no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, 149 casas foram destruídas. A vila vai deixar de existir."

Vamos as conclusões: Diante destes dois fatos, qual mereceria mais destaque? Um tiroteio que mais parece a "guerra civil" de todos os dias em vários cantos do Brasil, com mortos e feridos. Ou este desastre natural, infelizmente, provocado pelo deslize de uma mineradora, que deixou várias pessoas sem seus bens? 

Inclusive, deveria ser feito pelo menos uma campanha, tipo Teleton, prá reconstruir as vidas destas pessoas. Não queremos desmerecer o que aconteceu na França, mas, para nós que fazemos o Fé e Cidadania, a reconstrução de vidas é mais relevante, pelo fato de terem sido vítimas do descaso. Até mesmo uma bala perdida na esquina, precisa de uma apuração. Afinal, não temos o direito de tirar vidas.


* Manchetes em destaque são do G1 // imagem: Internet

Comentários