Saguis: risco de raiva nas cidades



Um animal silvestre, mas facilmente encontrado em matas de áreas urbanas e até mesmo domesticado por pessoas, o sagui é um dos transmissores do vírus da raiva. Com uma maior aproximação dos animais aos grandes centros urbanos, devido à incidência constante de desmatamentos, o coordenador de zoonoses da Secretaria de Saúde do Ceará, o médico veterinário Nélio Batista de Morais, que é formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), alerta para o risco de contágio. Apesar de a transmissão da doenças pelos saguis ser pouco conhecida pelas pessoas, a descoberta foi feita ainda na década de 90. Em Pernambuco, locais como no Sítio Histórico de Olinda e parques como da Jaqueira e 13 de Maio, no Recife, a espécie é frequentemente vista. 

De que forma se descobriu que o sagui pode transmitir raiva para o homem?
No Ceará, a partir do início da década de 90 chamou a atenção o número casos de raiva e de pessoas que morreram por ataque desses animais. Isso nos fez levantar uma hipótese que esses saguis teriam uma seiva viral diferenciada que pudesse estar sendo transmitida internamente entre eles. Naquele momento não existia no Brasil um diagnóstico molecular que pudesse garantir que se tratava de uma seiva genética diferenciada. No mundo, até então, todo primata adquiria a raiva por ter sido atacado por um cão ou por um morcego, mas nunca por um individuo próprio da espécie. A partir de 1998, foi possível identificar esse processo. Nessas pesquisas foi identificado que essa seiva do sagui era diferente de todas as demais. Foi feito um estudo genético nos Estados Unidos e, quando determinou o genoma da seiva do sagui, foi visto que havia uma distância considerável dos outros vírus. Então, ficou determinado que se tratava de uma seiva própria, sendo o primeiro isolamento no mundo de seiva de raiva oriunda de primatas.
Além do Ceará, já foram identificados casos da doença em outros estados?
Depois que o Ceará descobriu esses casos de raiva humana transmitida por sagui, o Piauí também passou a registrar casos, sendo a mesma seiva isolada identificada no Ceará. O Rio Grande do Norte também já identificou. Em Pernambuco, segundo dados estatísticos do Ministério da Saúde, ainda não houve registros, mas pode haver da mesma maneira, pois a ecologia do Nordeste é uma só.
Além da raiva, o sagui pode transmitir outras doenças?
Eles são geneticamente semelhantes ao ser humano. O que o sagui absorver como doença, o homem também pode absolver. Quando você coloca o sagui na sua casa tem a possibilidade de contrair, além da raiva, doença de Chagas, Hepatite, Herpes, entre outros problemas. São várias formas de transmissão.
da Folha de Pernambuco

Comentários