Rádio pública do Recife: no ar, quando?

Após décadas de espera, a Rádio Frei Caneca, a mais antiga fora do ar de que se tem notícia, ainda está “quase lá”. Em palestra na abertura da Semana de Comunicação Pública de Pernambuco, no início do mês de maio, Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife, afirmou que dentro de um prazo de quatro meses, a rádio estaria no ar. Ou seja: ao final de agosto ou início de setembro a cidade já teria uma emissora pública transmitindo em FM.

Na vida real, porém, o processo ainda se arrasta dentro da prefeitura por causa de tramites burocráticos. Patrick Torquato, da Secretaria Municipal de Cultura, explica que ainda se está aguardando licitações para o recebimento do equipamento da rádio. “O trâmite burocrático impede a previsão de uma data específica para a rádio estar operante. Eu, pessoalmente, acredito que em setembro já teremos o equipamento em mãos. Mas não há como dar garantia por causa desses processos”, afirma.

Há também a previsão de que um grupo de trabalho técnico seja montado para que as propostas feitas pela sociedade civil e discutidas em audiências públicas durante o ano de 2014 sejam, de fato, implementadas e que as etapas finais sejam transparentes. “Queremos publicizar essa fase final para que a população veja em que pé estamos e que as diretrizes elaboradas nas audiências sejam seguidas”, explica.

Após o recebimento do equipamento, a rádio ainda irá demorar para ser implementada de fato, pois a estruturação irá depender da contratação de uma equipe, de uma programação experimental, de um treinamento dessa mesma equipe, entre outros processos. Todos eles sempre tramitando lentamente dentro da burocracia da prefeitura.

Adaptado do Ombudspe

Comentários