Extra

Nada de aumentos ou contratações

Pernambuco comprometeu, nos primeiros meses de 2015 47,14% da receita corrente líquida com gasto de pessoal e está acima do limite prudencial (46,55%) estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Agora, para que a gestão Paulo Câmara (PSB) não ultrapasse o limite máximo da LFR (49%), o governo estadual não fará contratações ou dará reajustes a servidores este ano.

O secretário de Administração, Milton Coelho (foto), responsável pelas negociações do governo com os servidores, reconhece: “Temos que ter uma atitude conservadora em relação às despesas para não jogarmos Pernambuco numa situação de inadimplência. Se a gente for jogar aberto demais, leva uma goleada. A gente tem que jogar na retranca para pelo menos empatar o jogo”.

As declarações foram dadas no mesmo dia em que o governo conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa o projeto de adequação do salário de 4.060 professores ao piso nacional.


Mil mortes em três meses

Pernambuco alcança, em plena Semana Santa, a infeliz marca dos 1 mil homicídios, registrados nos três primeiros meses do ano. O dado foi levantado pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, a partir dos números oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) e também de informações obtidas junto a profissionais que atuam no Infopol – portal da Polícia Civil do Estado que reúne os registros das vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Em janeiro, Pernambuco registrou 323 assassinatos e, em fevereiro, foram 324. Em março, de acordo com as informações obtidas pela Bancada de Oposição, este número já chega a mais de 350 assassinatos. Uma média de mais de 10 pessoas mortas por dia.

O deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), observa que, em comparação com os três primeiros meses de 2014, o índice de criminalidade subiu mais de 25%. “Ano passado, neste mesmo período, a SDS registrava 803 pessoas assassinadas. Em 2015 chegamos às mil pessoas, mais 200 pessoas mortas em relação a 2014. Este é um dado alarmante”.

Crise?!

Os jornais impressos estão mais caros e com redução de conteúdo e de pessoal para produção. As demissões mais recentes foram no Diario de Pernambuco, que também produz o seu "popularesco" Aqui PE. 

Tá na hora destes meios seguirem a linha do eixo RJ - SP, onde já existem jornais com formato menor e preço reduzidos, sem perder a qualidade. O mundo está se adequando as novas realidades. A AblogPE - Associação dos blogueiros de PE publicou uma nota repúdio a ação feita pelo jornal do grupo Associados. 

A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABLOGPE) vêm a público repudiar a atitude da “nova holding”, o Grupo Opinião de Comunicação (GOC), controlado pelo Canadá Investimentos, proprietário da Hapvida, com a demissão na última terça-feira, 24 de março, de mais de 100 profissionais dos jornais Diário de Pernambuco e AquiPE, dentre os quais eram da redação, gráfica e setores da administração.

A ABLOGPE se solidariza com todos os profissionais que dedicaram suas vidas ao jornal mais antigo da América Latina, estando ao lado do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).


Recife / Olinda – PE, 31 de março de 2015.

Comentários