saúde

Upinhas e requalificação na região


Grande Casa Amarela tem duas upinhas, ganhou reforma em hospital e aguarda inauguração de posto de saúde.

O modelo de atenção básica à saúde lançado em janeiro com as Upinhas 24 horas vem ganhando cada vez mais adeptos no Recife. Só em agosto, mais de oito mil atendimentos foram realizados na unidade do Córrego do Jenipapo e Morro da Conceição, foram mais 5,5 mil. As Upinhas se diferenciam dos Postos de Saúde da Família (PSFs) por oferecer assistência em horário ampliado. Enquanto os PSFs funcionam das 8h às 17h, essas unidades realizam consultas médicas e odontológicas das 7h às 19h e recebem casos de pequenas urgências a qualquer hora do dia. Lembrando que só são atendidas, pessoas cadastradas pelas Agentes de saúde da região. O que gera revolta em algumas pessoas que precisaram do serviço e foram orientadas a procurar outra unidade de saúde. Segundo a prefeitura, o Recife vai contar com 20 Upinhas até o final de 2016.

Esses espaços oferecem consultas médicas e odontológicas, além de vacinas, curativos, nebulização, coleta de sangue e medicamentos. O atendimento de pequenas urgências, como tonturas, diarreias, viroses, dores de ouvido e garganta, funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana. Problemas mais graves, como suspeitas de infarto e derrame, continuam sendo atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “As Upinhas ajudam a desafogar o sistema de urgência dos hospitais e facilitam a vida da população, que não precisa mais ir para longe de casa tratar esses problemas corriqueiros”, afirmou o Secretário de saúde do Recife, Jailson Correia. Para a maior parte dos pacientes, o diferencial do serviço é outro: a rapidez. “No posto de saúde, esperava mais de um mês por uma consulta. Aqui é diferente, sou atendido na hora e marco médico até para o mesmo dia”, falou o açougueiro Antônio Marcolino da Silva, 55 anos. A unidade foi inaugurada em janeiro e já realizou mais de 46 mil atendimentos. No primeiro mês, foram 900, mas em fevereiro esse número pulou para 6.741. Com o sucesso da iniciativa, a segunda Upinha do Recife, no Córrego do Jenipapo, teve 7,5 mil atendimentos já no primeiro mês de funcionamento, em março.

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) – adulto, infantil e odontológico – da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima foi entregue no início de agosto. As últimas intervenções físicas feitas na unidade foram realizadas há mais de oito anos. Com a reforma, mais de 9 mil pessoas passam a ser atendidas por mês no local. O SPA da Policlínica oferece atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, odontologia, apoio de assistente social, imunização – vacinas, soro antirrábico e antitetânico – e serviços laboratoriais 24h, incluindo exames de urgência. “Foi uma obra importante para os moradores do Recife, sobretudo os que moram aqui próximo, uma das áreas mais populosas da cidade”, afirmou o secretário. “E fizemos a obra sem afetar o atendimento, que não parou um dia sequer”, completou.

Outra ação aguardada há anos pelos moradores do entorno do Córrego do Euclides é a inauguração do posto de saúde Maria Rita, que atenderá a população que não tinha atendimento nas proximidades, assim se deslocando a unidades na Praça do trabalho ou na Rua da lagoa.

Comentários