pragas urbanas



Pequeno e perigoso


O nome escorpião é derivado do latim scorpio/scorpionisExistem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. 




São animais carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. Sua alimentação é baseada em insetos invertebrados tais como cupinsgrilosbaratasmoscas, mutucas, e aranhasO ferrão do escorpião (chamado de telson), além de servir para agarrar a presa, defender-se, e no acasalamento, inocula na presa um veneno. Este veneno contém uma série de substâncias que agem sobre as células nervosas da presa, com uma certa especificidade, dependendo do tipo de animal. A gama do tempo de vida parece situar-se entre os 4 a 25 anos.


PREVENÇÃO

Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. 
  • Sacuda e examine calçados e roupas antes de usar;
  • Mantenha limpos os locais próximos a residências evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
  • Mantenha o habitat familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
  • Não coloque mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
  • Use sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
  • Use telas e vedantes em portas e janelas;
  • Use ralos protetores;
  • Crie aves domésticas em zonas rurais, que agem como predadores naturais;
  • Em áreas sabidamente escorpiônicas, mantenha as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.

COMO AGIR EM CASO DE ACIDENTE
Primeiro, lavar o local com água e sabão, aplicar compressas de água fria (para causar vasoconstricção e diminuir a profusão do veneno) e procurar um médico.
O ser humano, após ser picado, pode ter hipotermia ou hipertermiasudorese profunda, visão embaçada, náuseasvômitos, dor abdominal, diarréiaarritmias cardíacas, choque, taquipnéiaedema pulmonar agudo, agitação, sonolência, confusões mentais e tremores, além de inchaço e vermelhidão no local da picada.

CUIDADO
Atenção especial para crianças e idosos: enquanto as crianças têm mais chances de envenenamento porque possuem menor massa corporal, os idosos também caem nesta situação já pelo estado natural da velhice.


Comentários