ESPECIAL


O PODER "DE SAIAS" NO BRASIL

A força que a mulher tem na política brasileira é grande, capaz de fazer transformações IMPORTANTES. O eleitorado feminino é maioria. O engajamento da mulher na vida política do Brasil e do mundo demonstra a capacidade delas no comando de um cargo público. Mesmo com a lei que obriga os partidos a estabelecerem cota mínima de 30% de participação de mulheres candidatas em eleições, a participação da mulher na política ainda é tímida.
O Brasil tem 5.565 municípios, na eleição DE 2008, apenas 6.498 vereadoras foram eleitas e 503 prefeitas eleitas ou reeleitas. Nas Assembleias Legislativas, EM 2010, FORAM 106 deputadas. Dos 27 Estados da Federação, apenas quatro são governados por mulheres: O Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará e o Rio Grande do Norte. No âmbito federal, O Senado tem 11 senadorAs. Na Câmara federal dos 513 deputados, 45 são mulheres.
AS "MAIS" DA POLÍTICA BRASILEIRA
1.   DILMA ROUSSEFF - ex-ministra de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil. ATUALMENTE É PresidENTE da República.
2.  MARINA SILVA – Ex-ministra do Meio Ambiente, sua luta política é marcada pela força da mulher na região norte, nos seringais. FOI senadora. candidata do Partido Verde à Presidência da República.
3.   HELOÍSA HELENA - ex-senadora – (AL) foi candidata a presidente em 2006. Atual vereadora em Macéio.
4.   RITA CAMATA - deputada federal pelo Estado do Espírito Santo, é autora da lei da Licença Maternidade.
5.  ANA ARRAES – DEPUTADA FEDERAL MAIS VOTADA DE PERNAMBUCO, EM 2010. É MÃE DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS E ATUALMENTE É MINISTRA DO TCU (TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO).
6.   LUIZA ERUNDINA - ex-prefeita de São Paulo teve sua administração marcada pelo social. A primeira mulher a comandar a maior cidade da América Latina. Atualmente é deputada federal por São Paulo.
7.  BENEDITA DA SILVA - EX-VICE-GOVERNADORA DO RIO DE JANEIRO, EX-GOVERNADORA DO RIO DE JANEIRO E EX-MINISTRA DA AÇÃO SOCIAL NO PRIMEIRO ANO (2003) DO GOVERNO LULA.
8. ANA JÚLIA CAREPPA - GOVERNADORA ELEITA DO PARÁ. É A PRIMEIRA MULHER A COMANDAR O ESTADO.
9. MARTA SUPLICY - EX-PREFEITA DE SÃO PAULO, EX-MINISTRA DO TURISMO, E SENADORA. 
10. ROSEANA SARNEY - EX-GOVERNADORA DO MARANHÃO. PRIMEIRA MULHER A COMANDAR O GOVERNO DO ESTADO. É SENADORA PELO MARANHÃO.

Comentários