ALERTA

Vamos falar sobre "crack"?
ARTE MOSTRA ÓRGÃOS DO CORPO AFETADOS PELO CRACK

Campanha do Ministério da Saúde exibe vídeo que pergunta aos pais se já falaram com seus filhos sobre a droga. Aqui vamos ajudar com algumas informações.

Crack é uma droga feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio, fumada em um cachimbo improvisado. É uma forma impura de cocaína. O nome vem de "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelas as pedras ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra chega ao sistema nervoso central em 10 segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com sensações de alegria, confiança, perda de apetite, insônia, aumento da energia, um desejo por mais crack, e paranoia potencial (que termina após o uso). O que produz, em seguida muita depressão e alucinações (ilusões de perseguição), levando o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência afetando a química do cérebro
Os efeitos fisiológicos em curto prazo do crack incluem (arte acima): constrição dos vasos sanguíneos, pupilas dilatadas, aumento da temperatura, da frequência cardíaca e da pressão arterial. Geram comportamento violento, tremores, vertigens, paranoia, doenças reumáticas e até o acidente vascular cerebral. Também causam destruição de neurônios e dos músculos do corpo de forma esquelética, olhos esbugalhados e ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelas aparentes, podendo levar a morte.
O uso do crack — e sua potente dependência — leva o usuário a bancar o custo do vício à prática de furtos de dinheiro e de objetos.

As chances de recuperação, são baixas. A submissão voluntária ao tratamento por parte do dependente é difícil. Pois a dependência é grande demais.

Comentários