Você sabia?

Bonina - Bellis perennis

A bonina é uma planta herbácea, florífera e perene (Diz-se do vegetal que vive vários anos ou dá folhagem que se conserva o ano inteiro), conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais. Suas folhas são verdes, espatuladas, carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dipostas em roseta basal. As inflorescências despontam acima da folhagem, são do tipo capítulo, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante. Devido à facilidade de propagação, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio do clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno. A despeito disso, não tolera geadas fortes, devendo ser protegida com palha ou outra forração. Apesar de perene, é cultivada como anual e no máximo bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo. Multiplica-se por sementes e por divisão dos estolhos.

MEDICINAL:
  • Indicações: Eczemas, queimaduras, inflamações da pele, dores articulares, gota, reumatismo, afecções das vias respiratórias e digestivas, tosses.
  • Propriedades: Adstringente, cicatrizante, expectorante, antiinflamatória, emoliente, depuratva.
  • Partes usadas:  Folhas e flores (Utilizar sob orientação médica).

Comentários