TRÂNSITO

Esta é a Década de Ações para a Segurança do Trânsito

A ONU está promovendo uma Década de Ações para a Segurança do Trânsito, no período 2011-2020. O Brasil aprovou esta iniciativa.

A ONU publicou um quadro de Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito, pedindo que cada país participante estabeleça o seu plano nacional.
Uma avaliação da situação inicial será publicada em 2012 pela ONU e outras avaliações dos progressos serão feitas periodicamente pela instituição durante a Década.
Conjuntamente com o modelo de plano de ação, a ONU publicou os indicadores em função dos quais serão avaliados os resultados mundiais da Década de Ações de Segurança no Trânsito. São 27 indicadores principais e 15 opcionais, distribuídos da seguinte maneira entre os cinco “pilares”:
O resultado desta avaliação, metade “SIM”, metade “NÃO”, leva a analisar com mais detalhe os indicadores que levaram a uma resposta negativa e, através deles, a certos aspectos do modelo de plano de redução de acidentes proposto pela ONU. Uma avaliação cruzada das respostas negativas conduz aos seguintes três temas de ação prioritários.

1 - Sistemas de dados e de estatísticas - Os acidentes, as suas características e localização, as vítimas, e elementos que permitam identificar causas e medidas de prevenção; O comportamento dos usuários em relação às regras de uso do cinto de segurança e do capacete e de não consumo de bebidas alcoólicas.
2 - Infra-estrutura - se referem às infra-estruturas rodoviárias rurais e urbanas. Tratam da responsabilidade dos gestores de vias, dos objetivos, das verbas, dos planos de mobilidade urbana, do monitoramento técnico e da auditoria.
3 - Gestão nacional - necessidade de ter uma agência com poderes suficientes, uma estratégia e objetivos claramente identificados.
NOSSA OPINIÃO
ESTA INICIATIVA DA ONU MOSTRA QUE A REALIDADE DO TRÂNSITO É UMA "CHAGA" MUNDIAL. OS 3 TEMAS PROPOSTOS SÃO IMPORTANTES POR SE NOTAR QUE É PRECISO TER AÇÕES PERMANENTES DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DE TODAS PESSOAS QUE TRAFEGAM DE ALGUMA FORMA EM QUALQUER LUGAR. RESPEITAR LEIS E REGRAS JÁ VALE MUITO. E, MAIS AINDA O PRÓXIMO.

Comentários