FIQUE POR DENTRO

COMO É FEITA A PREVISÃO DO TEMPO

No Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), a previsão conta com uma equipe de 12 meteorologistas, entre graduados, mestres, doutores e técnicos. E pode levar até três horas para ficar pronta, dependendo das condições climáticas e variáveis meteorológicas. As principais variáveis são temperatura, pressão atmosférica, direção e intensidade dos ventos, umidade do ar e chuva.
Eles recebem a previsão proposta pelos modelos numéricos em forma de gráficos. Cabe, então, ao meteorologista interpretar essas saídas. É importante destacar que o modelo numérico não é perfeito. Ele tenta simular todos os processos físicos que acontecem na atmosfera da melhor forma possível, mas ele tem limitações.
O que gera incertezas na hora da previsão e, algumas vezes, essas incertezas se traduzem em erros. “Lidamos continuamente com incertezas. O meteorologista previsor está sempre tomando decisões. Por isso é tão importante que o trabalho de interpretação seja feito em grupo, e com meteorologistas experientes, que vão levar em consideração aspectos da geografia, clima e vegetação de cada região", diz Escobar.
Depois de interpretados gráficos e imagens de satélite, os meteorologistas começam a produzir boletins que serão disponibilizados a clientes, usuários e em sua página na internet.

Comentários