ECONOMIA

A CADA 10 REAIS, 4 SÃO DE IMPOSTOS
compras supermercado doméstica - 450 x 338
Você sabe quanto tem de imposto em um saco de arroz? Um levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) aponta que o brasileiro destina mais de 40% do salário para o pagamento de tributos. 


O diretor do instituto, Fernando Steinbruch, explica que, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, onde os estabelecimentos comerciais discriminam na nota fiscal o que é tributo e o que é o preço efetivo do produto, no Brasil, o consumidor “está sendo ludibriado porque não sabe quanto paga de tributo quando compra um bem”. 


Todo ano é feito um estudo da carga tributária para pessoa física e isso é calculado em dias, o que deu 149 dias trabalhados em 2011. O que representa em torno de 41% de carga tributária. Ou seja, de cada R$ 100 que o consumidor gasta, R$ 41 sai do bolso para pagar impostos. Mas, ao tributar mais o consumo, há uma injustiça fiscal porque uma pessoa de renda baixa e uma de renda alta pagam o mesmo valor em tributos.  


Pequena parte da população brasileira sabe, mas 17% do preço da carne bovina e do quilo de arroz são impostos. No caso do café, o imposto sobe para 20%. Para mercadorias com tecnologia mais avançada, como computador e telefone celular, a carga tributária chega a 40%. CONFIRA OUTROS TRIBUTOS AQUI! 



Para onde vai?   Tudo o que o que se arrecada com tributos é dividido entre o governo federal, os Estados e as cidades, que têm a obrigação de aplicar esses recursos em serviços públicos, como escolas, hospitais, creches, delegacias e na contratação de funcionários públicos como policiais, professores, médicos, enfermeiros, entre outros. 



do portal R7

Comentários